É a prova de como vale a pena requalificar os espaços. Situado nos arredores do Porto, o Parque Aventura é um jardim amigo do ambiente, de aproximadamente 19 hectares, com atividades culturais e desportivas. Contudo, há seis anos, este espaço acolhia um enorme aterro sanitário.
Desde 1970 – e durante mais de 40 anos – grande parte dos resíduos urbanos dos municípios associados da LIPOR eram acolhidos nesta área.
Foram décadas de acumulação de efeitos ambientais prejudiciais que, há 6 anos, a LIPOR decidiu reverter implementando um plano de recuperação ambiental através de sistemas de captação e drenagem de liquídos e gases.
Em pouco tempo, o antigo Aterro Sanitário de Ermesinde e Baguim do Norte, localizado nas instalações da Lipor, foi recuperado e transformado num local dedicado à preservação do meio ambiente.
O parque inclui um minigolfe (instalado pela Lusogolfe), um circuito de arborismo, parque infantil, circuito de manutenção e várias outras atividades (cuja agenda pode ser consultada aqui).
Visitantes entregaram 24 toneladas de resíduos para reciclarA entrada no espaço é livre mas exige a entrega de papel ou plástico para reciclar. Graças a esta iniciativa já foram entregues pelos visitantes do Parque Aventura cerca de 24 toneladas de resíduos de embalagem para reciclar.
A iniciativa revelou-se um sucesso: em 2011 o Parque Aventura recebeu uma Menção Honrosa do Prémio BES Biodiversidade e, só em 2015, visitaram o Parque Aventura mais de 41.000 pessoas.


