Michael Smith reivindicou um histórico décimo título em competições de minigolfe, numa final emocionante do British Minigolf Open 2016.
O evento, realizado no campo de ‘Hastings Pirates’, pela segunda vez, consistiu em 10 rondas de 18 buracos, tornando-o no torneio oficial mais longo já realizado no Reino Unido. Como principal evento no calendário de minigolfe britânico, atraiu 53 jogadores de 6 países, incluindo Alemanha, Suécia, Áustria, República Checa e Portugal (Nuno Cunha), para não mencionar os 25 melhores jogadores do ranking da British Minigolf Association (BMGA).
Apesar da forte chuva na sexta-feira, o minigolfe estava em perfeitas condições no sábado de manhã e a pontuação foi excepcional. Por várias vezes no primeiro dia, a liderança foi dividida por Mark Wood, Will Donnelly e Sean Homer e foi Sean, que terminou o dia empatado com Adam Kelly no primeiro lugar, com 39 tacadas abaixo do par, depois de 5 rondas. A quarta ronda viu ambos os jogadores estabelecerem um novo recorde no circuito, com umas incríveis 24 tacadas. Acredita-se também que seja um novo recorde mundial não-oficial para a variante MOS (Minigolf Open Standard).
No segundo dia, Adam estabeleceu uma vantagem inicial com outra ronda de 24 e liderou a classificação até aos últimos buracos do dia. Mas nunca se dar Michael Smith como derrotado. As duas primeiras quatro rondas foram todas abaixo das 30, o que significa que ele entrou na ronda final com apenas uma tacada de atraso. Não pela primeira vez neste ano, os dois melhores jogadores do Reino Unido deram tudo na última ronda de um campeonato importante. Em maio, foi Adam, que triunfou no campeonato britânico, mas desta vez foi Michael que manteve a calma. Ele empatou com um ás no buraco 14 e mudou-se para a liderança pela primeira vez no torneio no buraco 16. Seis ases entre os buracos 12 e 17 anos quebrou a resistência de Adam e Michael selou a vitória com no buraco final para reivindicar a sua quarta British Open, juntamente com o troféu de campeão e o primeiro prémio no valor de £500.
Todos os resultados da prova podem ser vistos aqui.


