O Open de Minigolfe Asiático teve lugar em Yokohama, Japão durante o fim de semana de 8 a 10 de outubro. Este evento é promovido pela Federação Asiática de Minigolfe (AMF) e tem duas categorias de competição – uma para os atletas que são membros da AMF (Asian Championships) e uma para todos os que são membros da Federação Mundial de Minigolfe (Open Asian Championships). Tanto numa como noutra categoria há prémios a nível individual e por equipas.
No total, 56 atletas estiveram presentes na prova, originários de 8 países, Japão, Taiwan, China, Vietname, Índia, Finlândia, Suécia e Alemanha. Os membros da Corea e do Irão estiveram presentes para a conferência que antecedeu o torneio mas não competiram. Como parece ter sido hábito nos torneios realizados este ano, a chuva e o vento apareceram no primeiro dia de prova mas os jogadores resistiram e foram jogadas 8 voltas.
No Asian Championships, os atletas da casa dominaram e ganharam em todas as categorias exceto juvenis femininos.
Uma das estrelas do torneio foi um rapaz de 5 anos, Keiichi Kondo do Japão que completou voltas de 36 e 41 no primeiro dia da competição e continuou a jogar bem durante o restante evento tendo mesmo conseguido uma volta de 29. O seu total de 293 foi suficientemente bom para terminar em segundo lugar, a 22 tacadas do primeiro.
Já no Open Asian Championships os atletas da Alemanha dominaram o pódio masculino, com pontuações abaixo das 200 tacadas. Na categoria feminina, Sandra Walker da Finlândia foi a vencedora com 8 tacadas de vantagem para a segunda classificada.
Pasi Aho, diretor desportivo da Federação Mundial de Minigolfe, comentou ainda que este campeonato teve “um excelente ambiente, ótimo desportivismo e companheirismo entre os participantes”.


