O Clube Minigolfe do Porto comemorou o seu 43º aniversário em jantar que contou com a presença dos seus atletas e alguns convidados. O jantar teve ainda a atuação da Escola de Dança da Escola Dramâtica da Foz.
Numa data tão assinalável, decidimos reunir aqui alguns factos e curiosidades sobre a história do minigolfe no porto e do seu clube:
– As primeiras pistas de minigolfe foram implementadas no ano de 1967, no Jardim do Passeio Alegre, na Foz do Douro.
– Em 1971 o Porto, conjuntamente com Vizela, organizaram o IX Campeonato da Europa, o primeiro realizado no país, e que contou com a presença de atletas da Alemanha, Suécia, Dinamarca, Holanda, Itália, Suiça e Portugal;
– Com a organização do campeonato da Europa, que despertou um grande interesse e entusiasmo pela modalidade, surgiu a possibilidade de se criar um clube. O Clube Minigolfe do Porto foi fundado em 12 de junho de 1973.
– Os seus estatutos foram aprovados em 22 de junho de 1974, pela Direcção-Geral da Educação Física e Desportos.
– O Clube foi um dos fundadores, em 1977, da Federação Portuguesa de Minigolfe.
– O trabalho levado a cabo pelo Clube, nos anos que se sucederam à sua formação, foi reconhecido e apoiado pela Câmara Municipal do Porto. Assim, foi realizado o I Torneio das Festas da Cidade do Porto em Junho de 1973 que veio englobado no Programa das Festas da Cidade.
– De então para cá o Clube de Minigolfe do Porto foi sempre em crescendo não só na cidade do Porto como dando o seu contributo de forma eficaz na expansão de outros centros de minigolfe, não só com a presença dos muitos atletas como também com a sua experiência e saber na ajuda da modalidade.
– Organizou já 7 provas Internacionais: 3 Campeonatos Europeus (1971; 1998; 2012); 1 Taça das Nações (2012) e 3 Torneios Internacionais das Festas da Cidade do Porto (1998; 1999; 2013).