Vizela despede-se do Europeu de Minigolfe

O Campeonato Europeu de Minigolfe chegou ao fim na noite de sábado, dia 27.

0
2052
Vizela Europeu de Minigolfe

O Campeonato da Europa de Minigolfe disputou-se, em Vizela, entre os dias 24 e 27 de agosto, no Campo de Minigolfe Fonseca e Castro. Cerca de 170 atletas, oriundos de 15 países, estiveram em competição, e entre eles estiveram, claro está, a seleção portuguesa.

Na cerimónia que serviu de encerramento à competição, Ananias Quintana, presidente da Federação Portuguesa de Minigolfe, sublinhou a boa prestação lusa: “Foi, provavelmente, a melhor participação portuguesa no Campeonato da Europa, quer a nível coletivo, quer a nível individual”.

Em Vizela esteve ainda o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto. João Paulo Rebelo destacou a importância desta competição: “Este evento representou uma grande oportunidade para assistirmos à presença, em Portugal, de atletas de topo desta fantástica modalidade. Aqui em Vizela, nos últimos dias, jogou-se minigolfe ao mais alto nível”.

“Mas o Campeonato Europeu de Minigolfe não teve um cariz meramente desportivo. Um evento desta magnitude tem sempre um impacto significativo ao nível económico, social e turístico”, acrescentou ainda o Secretário de Estado. O mesmo enalteceu à Rádio Vizela Dora Gaspar, vice-presidente da Câmara Municipal de Vizela: “Já em 2012, quando organizámos a Nations Cup também tinha corrido tudo bem. (…) A questão da promoção turística com o desenvolvimento económico que nos traz estas provas é um fator essencial para apostar neste tipo de eventos”.

“Fomos o berço do minigolfe em Portugal e à boa maneira portuguesa somos muito bons a receber e isso nota-se na forma calorosa como se despediram de nós”, valorizou também Dora Gaspar.

Naturalmente satisfeito com este campeonato estava Gonçalo Castro, presidente da Vizelgolfe: “Não podia estar mais satisfeito quando chego ao fim e vejo que tudo aquilo que planeámos e trabalhámos foi conseguido. Foram batidos recordes em Vizela e, portanto, em termos de competição, o Campeonato foi de um nível elevado e em termos de organização tudo correu na perfeição”.

Em declarações à Rádio Vizela, Gonçalo Castro deixou também antever a possibilidade de sair da presidência da Vizelgolfe: “Já são muitos anos, há algum cansaço natural e estes anos todos também começam a provocar alguma desmotivação. Portanto, há que renovar, terá que vir gente nova, com outras ideias, para continuar com esta dinâmica. Eu estarei sempre presente por aqui, porque esta modalidade é muito especial para mim”.

Alemanha e Áustria arrecadaram os principais troféus

Neste Campeonato da Europa de Minigolfe a Alemanha e a Áustria foram as grandes vencedoras. Em Masculinos, a seleção alemã conquistou o primeiro lugar, em segundo ficou a Suécia e em terceiro a República Checa. Portugal ficou posicionado no 5º lugar. No setor Feminino a vitória voltou a sorrir à Alemanha, o segundo classificado foi a Áustria e em terceiro lugar ficou a República Checa. A seleção portuguesa terminou em 7º.

Ao nível individual, em Masculinos, o campeão europeu é Fabian Spies (da Áustria), em segundo ficou Markus Nilson (da Sucécia) e em terceiro Marian Strasko (da República Checa). Os portugueses Pedro Carvalho e João Nabais terminaram em 6º e 16º lugares, respetivamente. Em Femininos, a campeã europeia é Karin Heschl (da Áustria), Nicole Birkelbach (da Alemanha) ficou em segundo e a terceira foi Melanie Hammerschmidt (da Alemanha).

Já o Matchplay, em Masculinos, a vitória foi para Sebastian Heine (da Alemanha), em segundo ficou Dennis Kapke (da Alemanha) e o terceiro lugar foi para Eirik Seljelid (da Suécia). O melhor português foi Pedro Carvalho. Em Femininos, a vitória foi para a Áustria com a atleta Elisabeth Gruber, Jana Nakladalova (da República Checa) terminou em segundo e o pódio fechou com o terceiro lugar de Maja Wicki (da Suíça).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui