No Brasil, está prestes a arrancar uma iniciativa que irá unir educação, desporto e sustentabilidade: os alunos vão criar pistas de Minigolfe com materiais reciclados, no âmbito de uma feira de ciências escolar. O projeto será dinamizado por uma professora com o apoio da Confederação Brasileira de Minigolfe, tendo como principal objetivo explorar conceitos de geometria através do Minigolfe.
As pistas, construídas a partir de materiais reutilizáveis, vão permitir aos alunos aplicar de forma prática e lúdica conhecimentos matemáticos como ângulos, formas e medidas. Ao mesmo tempo, a atividade incentivará a consciência ambiental e o trabalho em equipa, promovendo uma abordagem interdisciplinar ao ensino.
Este projeto tem como inspiração a iniciativa “Mini & Golfi”, desenvolvida em Portugal pelo Clube de Minigolfe da Costa Nova, com o apoio da Federação Portuguesa de Minigolfe, da Federação Mundial de Minigolfe (WMF) e da Federação Europeia de Minigolfe (EMF). Reconhecido internacionalmente como uma boa prática educativa, o projeto português servirá de base para esta adaptação no contexto brasileiro.
A ação pretende demonstrar como o Minigolfe pode ser uma poderosa ferramenta pedagógica, aproximando os alunos da ciência e do desporto de forma envolvente e sustentável.
Algumas imagens do mais recente projeto intitulado de “Uma tacada de génio“: