Nos dias 22 e 23 de novembro, Treze Tílias, no estado de Santa Catarina, Brasil, recebeu a primeira formação de Minigolfe no continente americano. Esta iniciativa decorreu no primeiro circuito de Minigolfe homologado pela Federação Mundial de Minigolfe (WMF) e certificado pela Confederação Brasileira de Minigolfe do continente.
Treinadores de Renome Internacional
O evento contou com dois treinadores portugueses de destaque:
- Eduardo Sousa: Atleta do Clube de Minigolfe da Costa Nova, iniciou a sua carreira de minigolfista aos 3 anos e tem um impressionante percurso desportivo. Foi campeão nacional juvenil e por equipas, além de representar Portugal no Campeonato Mundial de Juniores em Budapeste, Hungria em 2008 e no Campeonato Mundial de Elite 2009. Desde 2017, é treinador da seleção portuguesa de Surdos, tendo participado no Mundial de 2017 em Zadar, Croácia, no Europeu 2018 na Costa Nova, Portugal, e no Mundial de 2019 em Bamberg, Alemanha, acumulando 10 medalhas em competições internacionais, incluindo 2 de ouro e uma medalha de fair play.
- Victor Condeço: Federado desde 1992, é figura central no Minigolfe tanto a nível nacional como internacional. É sócio honorário e fundador do Clube Minigolfe da Costa Nova e treinador credenciado de nível 2, com formação de árbitro e júri internacional. Foi presidente da Federação Portuguesa de Minigolfe durante oito anos e da Federação Europeia de Minigolfe por 22 anos. Na Federação Mundial, onde integra o Departamento de Desenvolvimento pelos últimos 6 anos, destacou-se na organização de eventos internacionais em países no início do desenvolvimento da modalidade de Minigolfe. Por dois anos consecutivos organizou torneios internacionais em centros comerciais em Istambul, Turquia. Destaca-se também no desenvolvimento de projectos inovadores como o projeto para escolas primárias onde se utilizam materiais recicláveis para a construção de obstáculos de Minigolfe, projeto de desporto escolar na região circundante ao Minigolfe da Costa Nova, Minigolfe para pessoas com deficiência e especialmente Minigolfe para cegos.
Formação e Atividades
A formação reuniu cerca de 60 participantes, maioritariamente professores de educação física, que aprenderam sobre regras, técnicas, comportamento competitivo e normas de fair play. O programa incluiu seis horas diárias de treino, com jogos em formato tradicional e uma dinâmica volta de Speed Minigolf, que cativou os participantes.
Apoios e Objetivos Futuros
Com o apoio da Prefeitura de Treze Tílias, Confederação Brasileira de Minigolfe, WMF e de várias empresas, entre elas a Lusogolfe, o evento consolidou a base para o crescimento do Minigolfe no país. Entre os objetivos estabelecidos estão a formação de uma seleção brasileira de estudantes para a Final do Desporto Escolar em 2025 no circuito de Minigolfe da Costa Nova em 2025 e a preparação da seleção Brasileira de Minigolfe para participar num campeonato internacional em 2026 e no mundial de 2027, que será realizado no Brasil.
O evento foi amplamente elogiado por todos os participantes, que destacaram não apenas a qualidade da formação, mas também a inspiração proporcionada pelos formadores. Comentários como “Obrigado pela excelente formação que tivemos hoje, saí deste curso muito motivado, parabéns!” e “Parabéns pelo curso, ótima tarde com todos e que aprendizado!” refletem o impacto positivo da iniciativa. Além disso, elogiaram a organização e a dedicação dos formadores, como exemplifica o depoimento: “Vocês fazem a diferença no mundo desportivo e educacional! Parabéns.”
Treze Tílias dá assim um importante passo no desenvolvimento do Minigolfe no continente americano, prometendo novas conquistas para o futuro.